Práticas para treinamento

O Clima Geral

► O treinamento deve ser conduzido em uma atmosfera relaxada e amigável. Isso aumenta a capacidade de aprendizado.

► O local deve estar bem iluminado, a temperatura mantida em nível confortável e provido dos materiais necessários (papel, lápis, projetor de transparências, flip-chart, etc.).

► A sala deve acomodar bem o grupo. Desconforto gera resultados pobres e pouca atenção.

 

Processo

► Pratique sua apresentação antes de estar em frente ao grupo.

► Não fale durante muito tempo sem parar. Colha feedback e estimule os comentários.

► Não fique parado em um só lugar. Mova-se pela sala, pare nos locais de trabalho das pessoas e acompanhe os progressos.

► Obtenha o envolvimento dos participantes fazendo o seguinte:

>> Parando após pontos chave e fazendo perguntas.

>> Escrevendo pontos em painéis / folhas, levantando opiniões.

>> Usando recursos visuais e perguntando pelas idéias dos participantes.

► Quando tiver feito uma pergunta, aguarde pela resposta.

► Sempre que possível, use atividades de equipe para permitir que os membros resolvam questões e tragam soluções. Isto faz com que eles apreendam muito uns sobre outros.

► É importante lembrar que não é você a “estrela” do treinamento, mas sim o grupo sentado à sua frente. Qualquer coisa que você faça deve ser para o benefício deles.

► Tenha certeza de que os objetivos que foram definidos para o treinamento serão cumpridos.

► Tente manter a atmosfera leve e solta. Não hesite em brincar com o grupo.

► Mostre interesse genuíno nos comentários deles.

► Sempre que necessário conceda tempo no programa para uma sessão de Perguntas e Respostas.

 

Conceitos Sobre Material

► Forneça algum tipo de manual que possa ser levado pelo participante. Isto permite que possam rever o assunto quando desejarem.

► Os materiais fornecidos devem ser claros, concisos e diretos. Evite palavreado excessivo.

► Esteja certo de que os materiais que você criou apóiam os objetivos da atividade.

► Onde for possível, crie materiais que propiciem algum tipo de ação do grupo. Por exemplo, áreas nas quais eles devem fazer anotações, completar questões, fazer comentários, etc.

► Crie alguma forma de medir o resultado final do treinamento. Um formulário que pergunte coisas como:

>> Sua apresentação atingiu o alvo?

>> Como foi, em sua opinião a clareza dos materiais?

>> Que utilidade prática tem para você os conceitos e conhecimentos expostos?

>> Houve questões não resolvidas? Quais?

>> Opinião geral sobre o programa. Uma nota de 1 a 5, por exemplo.

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