ATITUDE CORAJOSA do empresário de Escolas de Idiomas.

  1. 11570escalada
  2. España EEUU
  3. España EEUU
  4. demo

Conheço um empresário do ramo de educação, com algumas escolas de idiomas no Vale do Paraíba e em São Paulo (capital), que tem um perfil incomum entre a maioria dos empresários da área de serviços.

– Participa de todos os treinamentos que contrata para suas equipes, o que é surpreendente, pois muitos sequer sabem o que aconteceu na sala de aula ou o que o consultor contratado disse aos seus funcionários.

– Discute o conteúdo dos programas e/ou consultorias que contrata, com postura aberta e colaborativa, ou seja, não se aliena do processo como se não fosse com ele, nem fiscaliza policialmente como se consultores externos fossem, no fundo, mais doença que remédio.

– Ouve suas equipes e as estimula a opinar.

Mas o que é mesmo corajoso é que aleatoriamente aborda alunos de suas escolas nos corredores e lhes pergunta com muita simpatia, mas também muita assertividade:

“Me conte uma coisa, com franqueza. Está valendo a pena o dinheiro que você paga aqui na nossa escola?”

Isso mesmo… direto, claro, honesto.

Alguns alunos se surpreendem, outros até titubeiam, mas diante da atitude acolhedora e franca, dizem o que pensam, o que acham bom, o que gostariam que melhorasse ou mudasse.

Lido assim, num texto como este, pode parecer algo simples. Porém pergunto: quantos empresários você conhece que tem coragem para perguntar isso aos seus clientes?

E mais, quanto EFETIVAMENTE o fazem? Não através de terceiros. Digo eles próprios, pessoalmente, como fazia o saudoso Rolim Amaro da TAM.

É claro que é este que conheço é um empresário de sucesso.

Mas não só por saber negociar, gerenciar, controlar, administrar, etc.

Acima de tudo ele (e sua empresa) tem sucesso por saber prestar serviço com inteligência e ter coragem para se expor.

Difícil, incomum, porém altamente salutar para relações profissionais produtivas.

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *