Vendedores precisam de atenção…

Treinamentos e cursos não são apenas para alcançar os objetivos da empresa. Precisam ocorrer também, ou principalmente, para que o profissional descubra as formas mais produtivas e prazerosas de fazer o seu trabalho.

Lidar com pessoas, que é o que fazem os vendedores, mais do que técnicas, exige sensibilidade.

E isso não se desenvolve com o estudo de frases prontas, argumentos decorados, poses estudadas ou outros recursos que tantos programas de vendas oferecem.

Numa atividade de treinamento o vendedor precisa ser levado a pensar sobre sua forma própria, individual de relacionar-se.

O “insight” de aprendizagem só ocorre quando ele percebe, numa dinâmica de grupo, num exercício ou durante um debate, que pode atuar de uma forma melhor, descoberta por ele próprio.

Ninguém se apropria do que originalmente já não faça parte de si mesmo de algum modo, seja por afinidade de valores ou por identificação de método.

Levar o profissional de vendas a desenvolver e aprimorar seu próprio estilo, a partir de sua realidade atual. Esse é o caminho!

Este é o verdadeiro propósito de um evento de capacitação sério e que leve em conta a experiência de cada um. Quando alcançamos esse propósito o vendedor se AUTO-DESENVOLVE.

Que grande ilusão alimentam alguns de nossos colegas consultores, julgando que podem mudar outras pessoas. Nós só mudamos quando, em nosso íntimo, descobrimos as razões para fazê-lo, ainda que alguém tenha nos facilitado o caminho dessa descoberta.

E esse, apenas esse, é o nosso verdadeiro papel como consultores.
Facilitar os processos da aprendizagem alheia.
Não ensinamos! Facilitamos a aprendizagem o que é muito diferente. Ao pensar em treinar seus vendedores, assuma sempre essa postura.

O centro do saber não é você. É ele, vendedor, que está o tempo todo diante dos clientes. Ele é quem acumula o conhecimento, mesmo que nem sempre perceba isso.

Seja o “espelho” de sua equipe. Assim, além do vendedor descobrir que sabia mais do que julgava, será sempre grato a você por ter-lhe mostrado isso.

 

 

Posted in:
Sobre o autor

André Ganzelevitch

avatar

André Ganzelevitch é consultor Empresarial e Profissional de Treinamento desde 1981.É autor de mais de 60 títulos de Programas de Treinamento, Workshops e Palestras para diversas entidades de apoio empresarial, para aplicação presencial e à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *